
Estratégias eficazes para controle de pragas em estabelecimentos de alimentos
As pragas indicam risco a saúde humana, pois são capazes de veicular agentes patogênicos para os alimentos e causar dano à saúde do consumidor, destacam-se: insetos (barata, formiga, moscas etc.), roedores (rato, ratazana e camundongos) e outros animais, como os pássaros (pombo, morcego etc.).
Dessa maneira, o controle de pragas é essencial para empresas do ramo de alimentos, pois ajuda a manter a qualidade e a segurança dos alimentos.
Você sabia que as pragas precisam de 4 A’s para se desenvolver?

Seguem algumas dicas para o controle de pragas:
– Água: mantenha um ambiente limpo, evite deixar águas paradas/ empoçadas em seu estabelecimento, mantenha uma boa estrutura e uma manutenção adequada;
– Alimento: estipule rotina para limpeza do ambiente, retirada de lixo e limpeza da lixeira, bem como, garanta que os resíduos sejam armazenados e descartados de maneira correta;
– Abrigo: na estocagem de materiais, mantenha a distância adequada da parede e do piso, para facilitar a limpeza. Na manutenção predial, feche rachaduras, fendas e buracos em pisos, paredes e tetos;
-Acesso: mantenha as janelas teladas, as portas fechadas e com uso de cortina de ar, para dificultar a entrada de pragas, além disso, verifique se as portas e janelas estão integras, para evitar o acesso;
Para a verificação estrutural é necessário realizar inspeções internas, outras estratégias são instalar armadilhas (adesivas, luminosas e/ou ferômonicas), para monitorar e detectar a presença de pragas.
Pode-se também aplicar um controle químico (dedetização), que deve ser feito por equipe capacitada ou empresa especializada. Os produtos utilizados nesse processo podem ser tornar um perigo químico, por isso é necessário limpar o ambiente, equipamentos e utensílios após aplicação.
Lembre-se de registrar as atividades e armazenar a documentação para evidenciar em possíveis inspeções da ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) ou MAPA (Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento), dependendo do estabelecimento.
Precisa de ajuda para elaborar programas de inspeção e documentação técnica? Entre em contato conosco.
Referências
– BRASIL, RDC 14/2002 ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária). Disponível em:http://www.ctpconsultoria.com.br/pdf/Resolucao-RDC-14%20de%2028-03-2014.pdf. Acesso em: 21 ago. 2024.