
Você sabia que várias doenças podem ser evitadas apenas com a lavagem correta das mãos?
Histórico
Essa prática é muito reconhecida atualmente, mas nem sempre foi assim. Em 1840, na Europa, muitas parturientes estavam entrando em óbito, devido a uma doença chamada de febre puerperal, mesmo empregando técnicas médicas avançadas para época.
Um médio Húngaro chamado Ignaz Semmelweis ficou intrigado com a questão e testou diversas hipóteses sobre esse fenômeno, no Hospital Geral de Viena na Áustria, observou que o setor que era composto por médicos tinha índices elevados de mortalidade, enquanto o setor composto por parteiras, apresentava índices de mortalidade 2 vezes menor.
Verificou que após a morte, as pacientes eram encaminhadas para a autópsia, realizada pelos médicos, que posteriormente faziam o parto de outras pacientes e assim levavam a contaminação.
Então, Ignaz chegou ao “X” da questão e em 1847, sugeriu a lavagem de mãos com uma solução de cal clorado, antes do atendimento de cada paciente.
Apesar da redução drástica de mortes após a lavagem das mãos, a ideia foi rejeitada pelos médicos da época e Ignaz faleceu sem ter seu trabalho reconhecido.
Somente em 1870, que os médicos passaram a lavar regularmente as mãos e pouco tempo depois o trabalho de Ignaz foi reconhecido e abriu portas para o trabalho de Louis Pasteur, que desenvolveu a teoria dos “germes”, mudando a forma como investigamos a propagação de doenças na atualidade.
Mãos e microrganismos
Na figura a seguir, pode-se observar o resultado de um experimento, em que uma mãe Bióloga fez com seu filho de 8 anos, após brincar no jardim.
Há uma infinidade de microrganismos presentes na placa, tais como fungos e bactérias, mas a maioria deles são inofensivos para o corpo humano e vivem em harmonia conosco (proteção cutânea).

Os microrganismos presentes nas mãos podem ser classificados de duas maneiras:
- Transitórias: encontradas nas camadas mais superficiais da pele, mas são as potencialmente patogênicas, ou seja, podem causar doenças. Entramos em contato com os microrganismos transitórios principalmente pelo ambiente, mas eles podem ser facilmente removidos com a lavagem correta das mãos.
- Residentes: encontradas nas camadas mais profundas da pele, podem nos causar doença se o nosso sistema estiver em desequilíbrio. São mais resistentes a água e sabão.
Dentre os principais tipos de microrganismos encontrados nas mãos estão os bacilos e os estafilococos.
– Bacilos (Bacilus cereus): podem causar infecções, como: urinária, peritonites e gastroenterite.
– Estapilococos (Staphylococos aureus): podem causar infecções de pele, pneumonia, endocardite, osteomilites.
Lavagem de mãos
Dessa maneira, é de suma importância lavar as mãos corretamente, para evitar que esses microrganismos se desenvolvam em lugares errados.
Devemos lavar em diversas ocasiões, mas principalmente:
– Após usar o banheiro;
– Após tossir ou espirrar;
– Após retirar o lixo;
– Antes de tocar os alimentos (preparar ou consumir).
Mas qual é a maneira correta de lavar as mãos?
Siga os 9 passos:

Mas não se assuste, de acordo com a OMS (Organização Mundial de Saúde) o procedimento pode levar entre 40 e 60 segundos, apenas.
A higiene das mãos salva milhões de vidas por prevenir diversas doenças.
E você já lavou sua mão hoje?
Referenciâs
STROCHILIC, N. A ‘lavagem das mãos’ foi em tempos uma prática médica controversa. National Geogrphic Portugal. Disponível em: https://www.nationalgeographic.pt/historia/a-lavagem-das-maos-foi-em-tempos-uma-pratica-medica-controversa_3612#:~:text=Em%201847%2C%20Semmelweis%20implementou%20a,permanecia%20nas%20m%C3%A3os%20dos%20m%C3%A9dicos. Acesso em 28 ago.2024.
OLIVEIRA, A. J. Uma bióloga cultivou os micróbios que estavam na mão de seu filho de oito anos e o resultado é maravilhoso. Galileu. Disponível em https://revistagalileu.globo.com/Ciencia/Biologia/noticia/2015/06/uma-biologa-cultivou-os-microbios-que-estavam-na-mao-de-seu-filho-de-oito-anos-e-o-resultado-e-maravilhoso.html Acesso em 28 ago.2024.
Dia mundial da higiene das mãos 2023. Organização Pan-Americana de Saúde. Organização Mundial da Saúde. Disponível em: https://www.paho.org/pt/campanhas/dia-mundial-higiene-das-maos-2023#:~:text=Todos%20os%20anos%2C%20a%20campanha,m%C3%A3os%20em%20todo%20o%20mundo. Acesso em 28 ago.2024.